Oldboy - O clássico Cult que tem que ter paciência pra ver! - Resenha de Filme

by - março 16, 2021



Essa resenha é sincerona, então chega mais e venha descobrir o que a equipe Dasoh achou de OLDBOY esse clássico filme que, sério, tem que haver um preparo psicológico e paciência pra assistir!




Começamos aqui admitindo que para assistir completamente esse filme tivemos que tentar não 1 nem 2 mas 4 vezes, e só num evento onde passou no cinema fechado é que realmente assistimos do começo ao final! Por que esse filme você não pode colocar ali pra asistir numa tarde em família pra distrair a mente, não é um filme de boas.

Quando digo que tem que haver paciência para ver o filme envolvemos dois fatores aqui, o primeiro é que a narrativa do filme é lenta e por vezes um pouco confusa então requer atenção do telespectador aos detalhes e a segunda é que você tem que estar disposto a assistir o filme por que em certos momentos fica desinteressante pra depois ficar MUITO interessante, vai de 8 a 80 em alguns frames!

Então tendo isso em mente e querendo continuar vamos agora falar sobre a historia, o filme e os atores!




Data de lançamento: 13 de maio de 2005 (Brasil)
Diretor: Park Chan-wook
Tempo: 120 min
Gênero: Mistério


Sinopse: Dai-su no aniversario da filha de 3 anos é sequestrado e mantido por 20 anos em cativeiro, sem saber o por que ele entra em um looping de desespero e loucura até que ele é solto, e de volta ao mundo real é bombardeado pela noticia que foi acusado de matar sua mulher, não sabe o que ocorreu com a filha e pior quem fez isso com ele, em busca de vingança ele tenta descobrir quem fez isso com ele e não ser morto no processo se torna cada vez mais difícil.


Trailer:


 o Diretor: 


Já podemos começar comentando que o diretor Park Chan-wook é sensacional? Especialistas em deixar o telespectador impactado, pensando " se fosse eu seria diferente?" Alguns outros filmes produzidos por ele são: "Sede de sangue" (que tem resenha aqui no blog), O expresso do amanha, "A criada" e um dos filmes que mais gosto "Segredo de Sangue"


Sobre os atores e seus personagens:

DAI-SU (ATOR CHOI MIN-SIK)

Dai-su é icônico, o ator deu realmente vida e carisma ao personagem, ele quase não fala mas tramite intensamente o que sente ele comunica tudo sem precisar de palavras, olha o nível! Como o personagem principal nessa trama você consegue ver o lado primitivo do personagem de varias camadas.

O ator Choi Min-sik já participou também de outros sucessos como e fica a indicação para assistir : "Eu vi o diabo" que tem resenha aqui no Blog, "Lucy" e "Lady vingança"


Mi-Do (atriz KANG HYE-JEONG)


Confusa no inicio essa personagem vai se fazendo importante conforme o filme se desenrola, e se trona peça chave pra tragédia como um todo, a atriz Kang Hye-Jeong realmente trouxe o ar de inocente que o personagem precisa e você acaba gostando dela


WOO-JIN LEE (ator YOO JI-TAE) 




Bom esse personagem... é... difícil, você ver que o ator Yoo Ji-tae conseguiu dar camadas e camadas a ele, você consegue ver a superfície: ódio e soberba, mas também identifica confusão, medo e cautela, e de onde vem isso, incomoda ate você entender a historia inteira! Fantástico!


 Sobre o filme 




Olha aqui você já deve estar ciente que deve ter paciência pra ver o filme, por que a narrativa demora um pouco pra se acostumar a ela mas depois engata que é uma beleza.

Gosto como o filme conta a historia do personagem principal e a do vilão, de como ficamos intrigados do por que aquilo esta acontecendo e "saciados" depois que tudo é explicado. Esse filme provoca sensações para quem mergulha de cabeça na historia.

Vale lembrar que esse filme faz parte de uma trilogia não relacionada entre si chamada "trilogia vingança" do diretor Park Chan-wook que conta, obviamente, de filmes sobre vinganças.

Dilemas morais: Oldboy está cheio deles, e a cada 30 minutos aparece outro para você confrontar, e você acaba se perguntando o filme todo: "se fosse eu como conseguiria lidar com isso?", você observa que a liberdade é falsa e realmente sente muito pelo personagem principal, pela garota e até pelo vilão acredita?!

É tudo tão trágico que ao fim você fica com uma sensação de "pra que isso produção?" e é essa a intenção mesmo, de tragédia, perda e solidão que sucede a vingança, olha ai o PLOT. Os filmes do diretor sempre trazem consigo esse questionamento, "será que tudo isso vale a pena?" Por que no começo do filme você está gritando "VALE! Vai fundo se vinga, eles merecem" e ao final não sabe se vale mesmo não sabe?

Esse filme foi tão icônico que rendeu até um remake americano, que admitimos não assistir ainda, mas vale o lembrete rs

Então fica aqui nosso questionamento a você que vai assistir o filme
Valeu mesmo a pena a vingança?
Nós conte depois ;)



Grande abraço e até a próxima 

Meg




Sugestões de posts

0 comentários