BRASIL HALLYU EXPO 2019

by - agosto 09, 2019


O Brasil Hallyu deste ano aconteceu nos dias 06 (sábado) e 07 (domingo) de Julho, no Expo Center Norte. Eu fui aos dois dias e decidi trazer pra vocês um pouco da experiência desse evento que é voltado para nós, amantes da Coréia e que sempre queremos saber um pouquinho mais sobre.

Mas antes de começar, o que é o Brasil Hallyu Expo?

“Brasil Hallyu Expo é a maior expo sobre a cultura coreana no Brasil e da América Latina. É administrado como um espaço cultural aberto, onde podem desfrutar de vários k-cons, incluindo k-pop, k-beauty, hanbok e demais coisas de um só lugar.”

Em seu terceiro ano, o Hallyu Expo trouxe um novo tema: “Um novo começo, aproveite a Hallyu.” Em comemoração a mudança do Centro Cultural Coreano no Brasil para uma nova sede na paulista.

EXPOSIÇÕES DA CULTURA COREANA

Antes de falar sobre as apresentações no palco principal, vamos falar um pouco sobre as atividades que você poderia encontrar pelo espaço:


EXPOSIÇÃO DE MAQUIAGEM E ADEREÇOS DO CINEMA COREANO

Você com certeza já assistiu ou ouviu falar de doramas históricos, aqueles que se passam antes ou na década de 2000 com reis, rainhas, príncipes e princesas. Então você sempre devia se perguntar sobre como era o processo de preparação do ator para a criação do personagem da realeza.

Neste stand, você poderia acompanhar a exposição de maquiagem e adereços do cinema, como perucas, acessórios de maquiagem, adereços e diversos outros objetos reunidos durante 7 anos pelo diretor Taeheui Jo.

Você também poderia realizar um workshop onde poderia se vestir e maquiar como um dos personagens de dramas históricos.


HANBOK (한복)

Sabe aquele vestido coreano que sempre vemos em dramas ou idols vestidos?! Ele se chama Hanbok é um tradicional vestido coreano. Muitas vezes é caracterizado por cores vibrantes, linhas simples e ausência de bolsos. Hoje o hanbok muitas vezes se refere especificamente ao hanbok da dinastia Joseon e é usado como roupa formal ou semiformal durante festas e celebrações tradicionais.
Ali você poderia se vestir com um hanbok e tirar fotos.




Esse é um #hanbok (#한복), um tradicional vestido coreano. Com origens do período Joseon, é usado como vestimenta semi-formal ou formal durante as festas e celebrações tradicionais. Conheci a #CoréiadoSul por causa do #KPOP, mas muito pouco depois comecei a gostar mais ainda dos costumes, da cultura, da comida, de k-beauty e dos reality shows. Meu lado turismóloga apaixonada por história cultural e patrimônio ficou fascinada por cada cantinho e há anos tinha um sonho de conhecer pessoalmente. Nunca achei que fosse possível por motivos financeiros, mas com ajuda de algumas pessoas muito especiais pra mim e, muito, mas MUITO trabalho duro 7 dias por semana, embarco pra Seul em um pouco mais de 40 dias! Essa foto foi lá no #BrasilHallyuExpo2019, mas VAI TER GABBS DE HANBOK DIRETAMENTE DA TERRINHA SIM!
Uma publicação compartilhada por Gabbs (@sosgabbs) em

CAIXA DE CULTURA COREANA

É formada por duas caixas de exposição e de experiência: as caixas Sarangbang (사랑방) e Anbang (안방) que mostram i espaço masculino da casa tradicional, respectivamente.


ESCRITA COREANA

Quem nunca quis alguma palavra de incentivo, uma frase favorita ou até mesmo o próprio nome em coreano?! Eu mesma rsrsrs.

Nesse stand você podia escrever o'que quisesse e levar um lindo papel com escrita em hangul feita por nativos em uma caligrafia linda e de dar inveja.



ARTESANATO

Todo mundo ama aqueles bonecos de panos fofos vestidos com um hanbok, certo?! No hallyu havia um stand onde você poderia ver algumas obras e também fazer uma ecobag artesanal. O Gyubang (규방) era o nome dado ao espaço exclusivo para mulheres da dinastia Joseon (1392-1910), pois eram impedidas de se misturar com homens. As condições desse período não eram muito favoráveis à figura feminina, porém, nesse lugar onde ficavam, elas encontraram, através de trabalhos manuais, uma forma positiva de encarar a vida.

E essa arte se transformou em uma forma de expressão e desenvolvimento de seu trabalho criativo. 



EXPOSIÇÃO DE FOTOS

Você gosta de algum ponto turístico da Coréia? Gostaria de ver mais fotos sobre?! Era disso que se tratava um dos stands da Hallyu; onde você poderia se sentir em um museu, legal, não?!

As fotos eram lindas e foi uma se das melhores que eu já vi.


JOGOS

Um pouco de diversão sempre é bem vindo, certo?! Que tal tentar o SSIREUM? É uma das artes marciais mais antigas da Coréia, a qual se tornou um patrimônio imaterial da UNESCO no ano de 2017. Haviam também vários outros jogos tradicionais coreanos.




COMUNIDADE HALLYU

A comunidade Hallyu eram alguns stands onde várias comunidades da cultura coreana no Brasil, estavam localizados. Entre eles estavam o KoreaPostBr, K.O. Entertainment, SayKNews, KpopStation e KK.OfficialBr que deixaram os fãs de kpop se sentindo bem, como sempre. Que tal uma tatuagem de henna ou uma coleção de cards ou polaroids do seu bias ou seria melhor um broche? Você também poderia participar de sorteios ou deixar uma mensagem para seu grupo favorito.


APRESENTAÇÕES NO PALCO PRINCIPAL

Como todo bom evento, temos que ter apresentações especiais, certo?! Nos dois dias tiveram apresentações espetaculares.

Então vamos falar sobre algumas delas:



GRUPO DE PERCUSSÃO: JINMYUNG

O grupo de percussão Jinmyung é um jovem grupo comprometido em promover a percussão tradicional na Coréia, reinterpretando-a de acordo com a época atual, pesquisando-a constantemente e fazendo esforços para promover a excelência de nossa música para o mundo através de vários eventos internacionais.


APRESENTAÇÃO CIRCENSE: BONGNJOULE

A apresentação do circo Bongnjoule foi incrível e também rendeu alguns pequenos sustos e risadas, mas ainda assim, espetacular.

"A palavra coreana "BONG" significa Pole chinês e "JOULE" significa Fio apertado. É um ato de circo contemporâneo baseado em Seul. Ele combina Pole, Tightwire e vários outros gêneros, a fim de criar esse desempenho único."


DEMONSTRAÇÃO DE TAEKWONDO: KUKKIWON

O grupo Kukkiwon veio diretamente da Coréia para fazer uma apresentação espetacular de Taekwondo. De fato, foi uma das minhas apresentações favoritas, nos dois dias.

"O time de Taekwondo Kukkiwon viaja por todo o exterior para introduzir e difundir o Taekwondo e a cultura coreana em todo o mundo"


NEWKIDD

Chegamos a atração principal. O Brasil Hallyu Expo sempre traz algum grupo do kpop para dar um upp no evento, o grupo desse ano foi o NewKidd. Eles abriram o evento no sábado e fecharam no domingo, além de realizarem uma sessão de hitouch e fansign nos dois dias, totalmente gratuitos.

Vamos falar um pouco sobre esses piticos?!

NewKidd (뉴키드), grupo da J-Flo Entertainment debutou no dia 25 de Abril de 2019. Composto por Ji Hansol (지한솔), Jinkwon (진권), Yunmin (윤민), Woochul (우철), Hwi (휘), Choi Jiann (최지안) e Kang Seungchan (강승찬), lançaram seu primeiro álbum e MV em 2019 com a música título "Tu Eres", que possui um ritmo latino e viciante.



A apresentação deles no evento foi totalmente divertida e interativa, os meninos dançam super bem e ainda fizeram alguns covers. Foi uma apresentação maravilhosa e viciante.



O EVENTO SOB MINHA VISÃO

Este foi o segundo ano em que compareci ao Brasil Expo Hallyu e na minha opinião foi um pouco mais divertido; este ano senti falta da essência coreana que houve ano passado. Não estou dizendo que o evento é ruim, ele é maravilhoso e tenho certeza que ele ainda vai melhorar ainda mais e sei que ano que vem vamos ter ainda mais atrações e curiosidades sobre a Coréia e eu espero vir escrever um novo artigo sobre para vocês.

Eu adoro a Coréia e me sinto feliz por termos a essência dela aqui conosco em eventos totalmente voltados a essa terra. Se tiverem a oportunidade, participem do Hallyu Expo nos próximos anos e claro que em todos os eventos voltados a Coréia, vocês vão aprender muito e se maravilhar ainda mais.

고마워, Cybol.

Twitter: @imcybol Instagram: @imcybol

Um grande agradecimento ao canal Shinkai Kun pelos vídeos completos das apresentações.
E claro, o Brasil Hallyu Expo e o Centro Cultural Coreano pelo evento incrível e espero estar lá ano que vem.


Sugestões de posts

0 comentários