Resenha Kdrama - Are You Human Too? ( 너도 인간이니?)

by - julho 19, 2018


Demorei, mas voltei e dessa vez trouxe uma resenha de um dorama que comecei essa semana e que estou fissurada.

Sabe aquele drama que você escuta um monte de gente falando sobre, mas você sente um certo receio de assistir e não gostar? Eu meio que estava sentindo isso com esse "Are You Human Too?", principalmente por que achei que seria muito similar ao outro dorama de robôs "I'm not a robot", mas para minha surpresa não tinha nada parecido a não ser a concepção de uso de personagens com inteligência artificial. E vou falar no decorrer dessa resenha o por que desse Kdrama ter entrado na minha lista de dramas do amor 💖.

Mas antes a sinopse que foi retirada do Kingdom Fansub, o texto foi feito com base no primeiro episódio e resumi de forma clara e divertida qual é o inicio do enredo desse drama:

Nam Shin (Seo Kang Joon, também conhecido como bebezinho que nunca pega um drama bom) é um pedaço de lixo bonito em forma de gente (ou pelo menos ele quer que a gente ache isso, o que só dura uns 10 minutos mais ou menos) e que se esforça muito para manter essa imagem e fingir que não tem nada além de vento dentro da cabecinha linda. Ele é o único herdeiro de uma empresa bem rica e é filho de uma cientista especialista no desenvolvimento de inteligência artificial. O avô dele é uma caçamba de lixo inteira e provavelmente não passa de um velho psicopata (QUE NÃO ME ENGANA) e literalmente arranca o Nam Shin dos braços da mãe quando ele tem 7 anos e ameaça o menino para dizer para a mãe que não queria ficar com ela (ou ALGO poderia acontecer com ela) e não a vê por mais de 20 anos. Se você viu por aí aquela cena ridícula dele batendo na prota, saiba que o karma volta e ele vai ser amassado por um caminhão logo no primeiro episódio então tudo certo, vamos seguir em frente aqui.
Aliás o Shin Humano NÃO É O PROTAGONISTA, ok? Agora vamos falar de coisa boa:
Para suprir a ausência do filho, a mãe dele cria uma versão robô do Nam Shin que é o nosso verdadeiro protagonista. Nam Shin III (o 3 sendo claramente de "3 vezes melhor que o original") que de semelhança com o Sr. Lixo Bonito só tem a cara mesmo, é um pedacinho do céu trazido para a terra em forma de robô e acha o mundo humano completamente fascinante, mesmo só convivendo com a mãe e um outro cientista e quase nunca ter saído de casa. No coração lindo e puro desse pónei ele realmente é filho da criadora, e acho que no dela também. O fato é que onde tem gente rica tem treta, e depois do acidente com o Shin Humano (que não é bem um acidente) a empresa cairia na mão de um cara que tem "vilão da disney sem bigode" escrito na testa já que o único herdeiro de direito está em coma, é aí que a mãe do Shin Humano decide mandar o Shin Robozíneo assumir o lugar dele até que ele acorde.
No meio dessa treta temos a protagonista, So Bong (Gong Seung Yeon, também conhecida como "Bicha Linda que eu não canso de olhar"), que era guarda costas do Shin Humano mas acabou sendo demitida depois de uma treta aí em que ela vendeu fotos dele para os paparazzi. Ela é filha do dono de uma academia de luta e não manja muito das artes da sutileza na vida. Não saquei muito qual é a dela ainda, então é isso.
Ficha técnica do drama

Título em inglês: Are You Human Too?
Título em coreano: 너도 인간이니?
Tradução do título: Eu também sou humano?
Episódios: 36
Ano: 2017
Emissora: KBS2
Gênero: Ficção cientifica, mistério, romance e leves pitadas de comédia
Personagens principais: Seo Kang-Joon (Nam Shin humano e robô), Kong Seung-Yeon (Kang So-Bong), Lee Joon-Hyuk (Ji Toung-Hoon), Park Young-Gyu (Nam Gun-Ho), Yu Oh-Seong (Seo Jong-Gil), Park Hwan-Hae (Seo Ye-Na) e Kim Sung-Ryoung (Oh Ro-Ra)
Onde assistir: Eu estou assistindo pelo Kingdom fansub, é necessário cadastro para conseguir baixar os dramas. Mas também tem disponível pelo Dramafever

Vamos lá

Com essa sinopse detalhadíssima nem precisa explicar muito sobre o drama, mas vou apresentar brevemente os personagens principais e jogar minha opinião logo abaixo.

Nam Shin humano e robô

Na esquerda nos temos o Nam Shin humano que ainda pequeno foi afastado da sua mãe após a morte de seu pai. O menino cresceu como um típico mimado riquinho que não quer assumir responsabilidades como herdeiro (bem clichê até ai), mas apesar de tudo o seu maior objetivo e rever a sua mãe que está escondida na República Theca há mais de 20 anos, e para isso ele arma todo um plano usando a sua guarda costas (So-Bong) para se meter em uma encrenca e fugir do país o que desencadeia todos os acontecimentos futuros no drama.

A direita está o  Nam Shin III (Terceira versão do robô Nam Shi), que foi criado para parecer e substituir o filho da Doutora Ro-Ra (O Nam Shin humano), o nosso protagonista é todo fofo e obediente a sua mãe fazendo tudo o que ela pede e consolando sempre que a mesma está triste, mas as coisas começam a mudar depois que sua mamis pede para ele substituir o seu filho humano após um acidente.

Um adendo sobre o ator, não só sobre ele, mas atores que fazem mais de um papel no mesmo drama. Gosto demais da forma que eles mudam as expressões para parecerem pessoas diferentes. 

Kang So-Bong


No começo ela é taxada como mau-caráter (apesar que o que ela fez é bem errado), principalmente por ser responsável por assegurar que ninguém fotografe o Nam Shin e ela mesmo está vendendo as fotos. Mas aos poucos vamos descobrindo a história da mocinha, o que aconteceu no seu passado que fez ela desacreditar nas pessoas e na honestidade. Um passado trágico que por dinheiro custou todo o seu futuro.

Apesar de metade do drama ela passar trabalhando como a gente dupla para os dois lados da disputa, uma hora ela se envolve e resolve ajudar apenas o Nam Shin III, o que acaba por mudar todo o destino dos dois protagonistas.

Ji Toung-Hoon


Enquanto em Stranger (Secret Forest) Lee Joon-Hyuk fez o papel de um extremo mau-caráter, a gente duplo que só ligava para si, em Are You Human Too, ele é totalmente o oposto, o Ji Toung é um órfão que por causa do presidente (Nam Gun-Ho) conseguiu uma boa formação e emprego, e agora é responsável por ser a sombra por trás do Nam Shin, o bicho parece muito fiel, mas será que podemos confiar nele até o fim ? (Ainda tenho minhas dúvidas).

Nam Gun-Ho


Digamos que ele e o típico avô clichê que quer separar o filho da menina que ele gosta, só que uma dose maior de sadismo e ganância. Ele realmente não liga para a família, ele só quer alguém com capacidade bastante para ser o futuro herdeiro de suas empresas, não vou entrar em muitos detalhes sobre ele para não rolar spoilers.

Seo Jong-Gil


Eu não sei se é a maquiagem, mas só de olhar para cara desse homem já da para saber que ele é o vilão do dorama. Responsável por incontáveis tentativas de roubar o poder do grupo PK, Seo Jong-Gil não mede esforços para conseguir seus objetivos e aos poucos vai mostrando o quão longe ele pode ir para conseguir alcançar suas metas (e põe longe nisso). O bicho é tão ruim que deve ter passado umas 7 vezes na fila da maldade (só assim para explicar), por que ele não se importa com a vida e das pessoas, para ele todos fazem parte do jogo e são descartáveis.

Seo Ye-Na


É a filha do Seo Jong, essa aqui gosta de fazer papel de trouxa (e bota papel nisso), vive correndo atrás do Nam Shin mesmo o cara não dando uma gota de atenção para ela. Para mim ela tem um distúrbio de fixação pelo menino por que não é possível essa obsessão todo por um cara não quer nada com ela e sempre está com outra. A menina quer tanto casar com o boy que até mesmo vai contra o pai para acobertar e ajudar o Nam Shin, mesmo tendo esse amor todo pelo Nam Shin a situação muda um pouco quando ela descobre que ele foi trocado por um robô.

Oh Ro-Ra


Eu não vou falar muito sobre ela, senão vai acabar saindo algum spoiler sem querer. O que é preciso saber é que ela é a mãe do Nam Shin e por que foi obrigada a se afastar do filho criou o Nam Shin III para tentar amenizar a saudade da criança.

Minha opinião

Sabe o que mais odeio em dramas, filmes ou qualquer coisa que é para ter um certo mistério? Tudo é previsível, sempre dá para sacar qual é o rumo da história e graças há um bom roteirista, Are You Human Too, não caí na maldição da previsibilidade (pelo menos, não na minha opinião). Achei que eles souberam manter o mistério e usar todos os fios soltos de uma forma bem interessante, até me lembrou a construção de trama de Stranger, e nem é por que o Lee Joon-Hyuk está nos dois dramas.

O primeiro ponto que me fez gostar tanto desse drama não é o fato de o mocinho ser um gato total (não é mesmo, imagina) e  ter um sorriso de enfraquecer as pernas (que sorriso), e sim, a forma que os detalhes vão sendo revelados aos poucos, mostrando que realmente toda história está construída com base no jogo de poder. E cara gosto muito disso tudo!

Cada episódio literalmente te prende, por que como eu disse todas as informações são reveladas aos poucos (ADORO) e pessoas que você jurava não ter nenhuma ligação na verdade estão trabalhando juntos e de forma secreta, pessoas que são confiáveis estão tramando escondido e não dá para saber em quem confiar (Adoro mais ainda). 

O segundo ponto foi que, ao contrário de I'm not a robot, que tinha tudo para ser uma trama brilhante, mas acabou se tornando uma pilha de clichês sem graça (e bota sem graça). O foco aqui realmente é o robô, o desenvolvimento de sua inteligência artificial e interação com as pessoas e a forma que ele reage a todas as situações que as pessoas em volta o colocam. 

O terceiro ponto é a forma que eles trabalham as emoções humanas como gratidão, egoismo, egocentrismo, lealdade e por aí vai. De forma bem clara e passada a mensagem que nenhum humano é perfeito e isso é o que nos torna humanos, a forma que reagimos em situações que envolvem poder e emoções. Claro que temos os tão conhecidos clichês, como pai que não aprova relacionamentos, riquinhos que tratam os outros como lixo por que se acham melhores, mocinho que gosta da mocinha, mas o que é um drama sem um bom clichê, não é mesmo?

Outra coisa que gostei bastante no drama é a trilha sonora que está muito boa e conta com artistas como VIXX e o HANHAE (💕)

Para finalizar esse relato aqui, todas as situações e aproximação dele com a So Bong, me fizeram pensar o que eu faria se algum dia cruzasse com um robô que parece tão humano e as vezes mais humanos que os próprios humanos, são coisas complicadas de se pensar, mas que me fizeram ficar apaixonada por Are you human too, e você o que está achando do drama? O que faria no lugar da So Bong? Deixe aí nos comentários vou amar ler.

Beijos da Hy 😘

Sugestões de posts

2 comentários

  1. Tenho 53 anos e estou assistindo ,estou gostando bastante pq esse drama faz vc refletir sobre ecoìsmo , ciúme e prepotência do ser humano,e do outro lado como uma máquina pode nos ensinar ser melhor,outra coisa o amor é uma arma forte que envolveu até uma máquina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, comecei o drama não esperando nada demais nele. Achei que seria apenas uma comédia romântica com uma dose de robôs como foi em I'M Not Robot, mas todo o enredo me deixou bem surpresa e com vontade de assistir todos os eps

      Excluir